Junho Vermelho/Laranja

A campanha Junho Vermelho foi criada em 2011, quando as irmãs Debi Aronis e Diana Berezin lançaram o movimento Eu Dou Sangue no estado de São Paulo motivadas por um episódio familiar.

No dia 14 de junho é celebrado o dia Mundial do doador de Sangue, por isso a escolha desse mês para conscientizar sobre a importância da doação. A cor vermelha foi escolhida, logicamente, porque é a cor do sangue.

A Organização Mundial de Saúde comemora, desde 2005, o dia 14 de junho como o Dia Mundial do Doador de Sangue, para homenagear os voluntários que doam sangue, além de conscientizar sobre o ato. A data foi escolhida por conta do nascimento do médico austríaco Karl Landsteiner, ganhador do Premio Nobel e Fisiologia ou Medicina em 1930 pelo descobrimento do sistema AOB de tipagem sanguínea.

Doação de sangue é o processo pelo qual um doador voluntário tem seu sangue coletado para armazenamento em um banco de sangue ou hemocentro para um uso subsequente em uma transfusão de sangue. Trata-se de um processo de fundamental importância para o funcionamento de um hospital ou centro de saúde.

 

JUNHO LARANJA

O Junho Laranja é dedicado ao diagnóstico, prevenção e tratamento da anemia e leucemia. A anemia, representada pela diminuição dos glóbulos vermelhos no sangue, pode ser detectada através de um hemograma. Seu principal sintoma é o cansaço e a identificação precoce da causa é essencial para o melhor tratamento.

Já a leucemia é uma doença maligna dos glóbulos brancos e sua origem está na medula óssea, onde as células sanguíneas são produzidas. Além de perder a função de defesa do organismo, os glóbulos brancos doentes produzidos descontroladamente reduzem a capacidade de fabricação das outras células que compõem o sangue, assim comprometendo suas funções.

A Vitória Transportes apoia e divulga as campanhas.